quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

José Saramago - «Que quero eu? Primeiramente, não ser derrotado. Depois, se possível, vencer.» Manual de Pintura e Caligrafia

Caligrafado por H., protagonista-narrador, alter ego do autor. Romance de 1977, poderia dizer-se de estreia, não fora a falsa partida de Terra do Pecado (1947), trinta anos antes... e o recém-editado Clarabóia (a ausência do acento agudo, tentarei percebê-la quando, e se, o ler).
Para já importa-me assinalar que de cerca de meia dúzia de títulos, entre poesia, conto e crónica, se fazia a obra de Saramago. Em 77, ao 55 anos, este não era ainda, sendo-o, o Saramago. Faltavam três anos para que a sua perseverança desse os frutos pretendidos pela personagem H.:  com Levantado do Chão (1980) o futuro autor do Memorial do Convento não só deixara de correr o risco de ser um derrotado, como pisara o primeiro degrau para o triunfo. E este Manual, como os que lhe antecederam, foi um alicerce.

4 comentários:

Paulo Cunha Porto disse...

Pois o Saramago da colheita e Tu Interposto estão como o Benfica, logo. Mas a relevância do resultado, também aí, depende dos terceiros.

Abraço

Ricardo António Alves disse...

Pobre de mim, entre duas glórias...
A classe do Glorioso está assegurada, independentemente do resultado, será sempre uma homenagem à Catalunha.

Ab.

Paulo Cunha Porto disse...

Viste a brincadeira que fiz com esse, lá nos «Jovens...», sob o título de «Abordagem à Catalunha»?

Abraço

Ricardo António Alves disse...

Vou espreitar...

Ab.